top of page
Buscar
Foto do escritorcamaroesbr

CAMARÃO DA AMAZONIA VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

O camarão de água doce Macrobrachium amazonicum ou popularmente chamado de Camarão da Amazônia é a mais nova aposta de camarão de água doce para as regiões do norte do Brasil. Na região amazónica ele é consumido localmente em diversos tamanhos e gramatura sendo adquirido quase que em sua totalidade da pesca artesanal e profissional.

Tão importante para o mercado e geração de renda, boa parte da população ribeirinha captura o camarão utilizando apetrechos como o matapi na coleta passiva e/ou com redes camaroeiras, na coleta ativa (VIEIRA; ARAÚJO-NETO, 2006). Estas técnicas de captura do camarão da amazônia, embora permitam o fornecimento do produto ao mercado e, no caso da captura passiva, permita a manutenção aceitável de estoques naturais se limitam a manter uma oferta regulado ao mercado consumidor, causando em algum período escassez do camarão nas feiras.

No entanto a produção desses camarões em viveiros escavados permite um aumento na oferta do produto e a manutenção da quantidade ofertada ao longo do ano. Além disso, traz aos produtores rurais lucratividade e resiliência da atividade uma vez que os camarões também podem ser produzidos juntamente (no mesmo viveiro) com peixes.

A Camarões Brasil adquiriu a licença de direito de uso de tecnologia da UNESP da patente “Processo de produção de pós-larvas do camarão-da-amazônia”. A licença permitiu a empresa atuar na produção de pós-larvas da espécie para colocar à disposição dos produtores rurais mais uma oportunidade de mercado. Para as regiões Sul e Sudeste, o camarão da Amazônia possui outro mercado, o de iscas vivas.

Devido ao interesse de empresários locais, a Camarões Brasil ofertará um curso para a região amazônica somente tratando dos principais pontos de uma produção comercial. O curso abordará questões de qualidade de água, características do animal, sistemas de produção, mercado e comercialização e viabilidade económica da atividade e ocorrerá no dia 21/04/2024 de forma online.


Mais informações de como se inscrever mande um e-mail para nós no endereço: camaroesbr@gmail.com

              





Referência citada

VIEIRA, I. M.; ARAÚJO-NETO, M. D. Aspectos da socioeconomia dos pescadores de camarão da Ilha do Pará (PA) e Arquipélago do Bailique (AP). Boletim do Laboratório de Hidrobiologia, São Luís, v. 19, n. 1, p. 85-94,jul., 2006.

14 visualizações0 comentário

Comentarios


  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page